1 de janeiro de 2012

Café

Palavra de origem árabe que quer dizer força, força que o Brasil soube bem usar desde sua entrada por aqui.

O café chegou  no Brasil ano de 1727, trazido por Francisco de Mello Palheta.

Conhecido como nosso ouro negro, o café faz parte  da nossa história política e cultural,  da nossa riqueza. As ondas verdes desceram do Pará e chegaram até à terra  roxa, vulcânica, aqui, no nosso Paraná. Plantado somente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, esta iguaria veio para cá e aqui ficou, assim o Brasil tornou-se o maior produtor mundial da fruta.

Fazendo parte do cotidiano do brasileiro , o “pretinho”  é companheiro de todas as horas, não há casa no Brasil que não tenha um cafezinho para ser repartido, da mais simples, na boa e velha mariquinha, no coador de pano; ao mais sofisticado espresso de “máquinas de última geração.

Hoje, oferecem-se cursos de barista, de degustação, de análise sensorial; todos com muitos interessados. Temas que trataremos nas nossas próximas colunas. Falaremos também sobre os apreciadores, retro gosto, corpo..., palavras que vamos esmiuçar no decorrer de nossas histórias.

Café é uma paixão. Essa palavra exprime o sentimento, que é  unânime  a todos que  começam a trabalhar com essa fruta mágica do cafeeiro, que já alegrava as ovelhas do pastor Kaldi e ajudou Maomé a derrubar 40 cavaleiros e a conquistar um número igual de damas.

A mágica acontece quando essa fruta madura é torrada. Nessa alquimia, os açúcares caramelizam-se nos proporcionando uma viagem inusitada aos diferentes atributos desta bebida fascinante que é o CAFÉ.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário