21 de julho de 2012

                                                   CURSO  GASTRONOMIA E CAFÉ



                         Foi realizado do dia 16 a 20 de julho no Laboratório da Unopar curso de gastronomia e café , ministrado por Fábio Mendes e Sandro Moura.
                         O Armazém Café estava presente com a Barista Mariana Maulaz que trouxe novidades para incrementar nosso cardápio .

Equipe Unopar, professores e alunas.


Mariana Maulaz, Fábio Mendes , Cristina Maulaz e Sandro Moura.





 

Cupcakes de café com frutas , uma especialidade do Armazém Café.
                        

19 de julho de 2012

              GEADA NEGRA - TORMENTA PARA OS CAFEICULTORES DO PARANÁ

    
        Na manhã de 18 de julho de 1975 uma perspectiva terrível assombra os paranaenses. Se na noite anterior o Paraná dormira deslumbrado com a rara neve que caíra sobre Curitiba, naquele dia o estado acorda sob os efeitos catastróficos da geada que destruiu todos os cafezais – o mais duro golpe jamais experimentado pelo Paraná. Após a constatação da safra zero, a redução dos subsídios para o café e a substituição da cultura agrícola causaram um dos maiores êxodos ocorridos no Brasil: quase 3 milhões de pessoas deixaram a zona rural nos cinco anos seguintes.
CineSESC apresenta documentário “Geada Negra”

Geada Negra não é em sentido restrito uma geada (resultante do congelamento do orvalho ou da humidade do ar) mas sim uma condição atmosférica que provoca a congelação interna da planta (da seiva); devido ao frio intenso, a planta fica escura, queimada e morre. As condições para a formação fenómeno ocorrem quando o ar é extremamente frio e também extremamente seco e o vento tem uma intensidade moderada a forte.[1][2][3]

Ocorrências no Brasil

A Geada Negra de 1975 foi um fenômeno climático que ocorreu no Norte Pioneiro do estado brasileiro do Paraná na madrugada de 18 de julho daquele ano. As consequências para a economia do estado foram devastadores, pois dizimou a principal riqueza da região: a produção cafeeira.[4][5]
O fenômeno meteorológico da baixa temperatura cobriu quase todo o território paranaense, inclusive a capital, Curitiba, fato conhecido como A Nevasca de 1975, até hoje a última precipitação de neve no Paraná


Veja vídeo que conta um pouco deste dia

http://www.youtube.com/watch?v=M_CKrYQIhvc
Arquivo/DNP
Homens colhem café nos anos de 1970. Em uma única noite a base econômica do Estado era destruída pelo tempo
Você que está cansado de tomar café espresso, café coado, café manchado e café aeropressado agora pode se preparar para o Café Ensacado!
Nada como pegar a sua barraca, acampar e não ter que se preocupar com um quiosque da Starbucks por perto.
Agora, com um saquinho de café e uma panela de água fervente seus problemas acabaram. Nada como a tecnologia e a inovação!Para preparar o café de saco é super simples e rápido. Ferva 500 mililítros de água, (sim ferva a sua água!) . Rasgue o pacote de café e coloque a água quente dentro dele. Mexa levemente e deixe descansar por cinco a oito minutos, é o que recomenda a marca (eu descansaria no máximo cinco minutos). Dentro desse saquinho possui 26 gramas de um café de altíssima qualidade da marca Grower’s Up.Para quem ficou interessado no produto, é só dar uma passadinha pela Dinamarca, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia ou Inglaterra.
Esses países já estão vendendo alguns pacotes com os cafés de vários países produtores como Costa Rica, Quênia, Bolívia, México, Etiópia, Nicaragua, Honduras e nada do café brasileiro.

Quer entender como ele funciona, passo a passo? Assista o vídeo da Grower’s Cup acima!
A melhor cena com certeza é a do rapaz preparando o café nos Alpes!

18 de julho de 2012


PASSEIO NO MUSEU DE LONDRINA



O acervo do Museu Pe. Carlos Weiss nos leva a Londrina quando foi fundada
com toda a pompa do café.

Mesa girátoria de degustação de cafés.

Nosso café indo para as várias regiões deo mundo.






                                                                                
                                                                                 

Vagões restaurados e entregues ao museu neste mes de junho de 2012.




 Vagão da primeira classe.


Fogão a lenha e panelas de ferro.







17 de julho de 2012






O Armazém Café traz pra voce os tradicionais biscoitos de sua infancia.







Hu-man Coffee

                    O Armazém Café traz em primeira mão para Londrina o primeiro café que se compromete com esta ação social tão importante, o cancer de mama.
                    Embalagem com inscrição em Braile.
                    Dentro da embalagem um manual de auto exame, importante ferramenta para as mulheres detectarem algum problema no início,quando pode ser  tratado e curado.

Editorial Revista Ronnie Von – Hu.man Coffee em prol da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda

Hu.man Coffee é mais um item sofisticado em apoio à campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda

A campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Hoje, a ação social criada por Ralph Lauren, adotada pelo CFDA (Conselho dos Designers de Moda da América, do português) e trazida em 1995 para o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), tem novo aliado sofisticado.

Caindo no gosto gourmet, a Hu.man Coffee, há seis anos no mercado brasileiro de cafés especiais, se une à campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda e lança uma edição pra lá de luxuosa e engajada: o selecionado Coffee Gourmet, 500g, saboroso e aromatizante blend (mistura de grãos variados), e produzido com 100% de grãos arábicos, terá nova embalagem em referência à Campanha e destinará parte do valor adquirido com a sua venda ao IBCC, importante instituto de Oncologia do estado de São Paulo.

Será fácil identificar o seleto café em prol da Campanha: a embalagem, também 100% reciclável, traz o alvo azul, além de um cartão informativo sobre o autoexame das mamas preso à alça de cada caixinha do produto. Com objetivo simples, a Hu.man Coffee acredita poder auxiliar milhões de mulheres de todo o Brasil a se manter cada dia mais informadas e conscientes sobre a importância do diagnóstico precoce contra o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre o sexo feminino.




 


     


13 de julho de 2012

                                            DIA DA CARDIOPATIA CONGÊNITA

                            
                               O Armazém Café , representado por Cristina Maulaz e Mariana Maulaz , se fizeram presente neste dia tão importante de concientização.
                               Foram feitos pela nossa equipe  os Cupcakes do Coração, onde toda renda foi revertida para esta causa nobre.
                              

 







18/06/2012 -- 00h00

Pela saúde dos pequenos corações

Caminhada de Conscientização da Cardiopatia Congênita reúne famílias e profissionais de saúde em Londrina
Fotos: Renata Cabrera
Ato realizado no lago Igapó II alertou para a necessidade do diagnóstico precoce
Gleice Castro e Milton de Santana levaram um susto ao descobrirem o problema no pequeno Caio: ''Não sabíamos o que aquilo significava''
O casal Milton Ferreira de Santana e Gleice Mara Castro nunca imaginou que o filho Caio, de apenas 2 meses, poderia ter algum tipo de doença. Após uma gestação saudável e um bom pré-natal, pouco tempo após o nascimento - ainda no hospital - veio a surpresa: o diagnóstico de cardiopatia congênita, descoberta por meio do teste do coraçãozinho. ''Ficamos totalmente 'sem chão'. Foi um grande susto, pois não tínhamos conhecimento sobre o assunto e não sabíamos o que aquilo significava'', afirmou Gleice.

Preocupados, logo que receberam a notícia os pais foram procurar informações na internet e encontram a Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações, que ofereceu um grande respaldo à família. ''Hoje estamos mais tranquilos. Ele vai passar por uma cirurgia corretiva quando tiver quatro meses, em São Paulo'', ressaltaram os pais, que participaram na manhã de ontem da Caminhada de Conscientização da Cardiopatia Congênita, realizada no Lago Igapó II, em Londrina, reunindo famílias e profissionais de saúde em torno da causa.

O caso de Caio engrossa as estatísticas relacionadas à Cardiopatia Congênita no Brasil, onde anualmente cerca de 23 mil crianças nascem com o problema, conforme aponta os dados da Associação Pequenos Corações. No mundo, um em cada 100 bebês geralmente apresenta alterações cardíacas congênitas, como comunicações entre as câmaras do coração, defeitos nas válvulas cardíacas, inversões das veias e artérias, entre outros. Os números mostram que entre 30 e 40% dos que têm problemas cardíacos graves recebem alta das maternidades sem o diagnóstico.

''Nossa intenção é alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e divulgar o nosso trabalho'', explicou Larissa Mendes, uma das fundadoras da Associação Pequenos Corações, que atua em diferentes partes do Brasil e vem ganhando força em Londrina há um ano.

O representante comercial Rodrigo Dassie, 31 anos, é uma prova do quanto a doença deve ser identificada e tratada o mais cedo possível. Apesar de ter nascido aparentemente saudável, ficava com as extremidades roxas com muita frequência, suscitando a preocupação dos pais, que buscaram ajuda médica. Após alguns exames, com apenas 4 dias de vida, detectou-se a cardiopatia congênita.

''Quando tinha 1 ano fui submetido a cirurgia corretiva e nunca mais tive nenhum problema. Levo uma vida completamente normal'', comemora Rodrigo, que espera ansioso a chegada do primeiro filho. ''Minha esposa já realizou os exames necessários para saber se a criança apresenta algum problema no coração, mas felizmente não foi detectado nada de anormal'', contou.

Segundo a cardiopediatra e ecocardiografista fetal e infantil Márcia Thomson, a cardiopatia congênita é um defeito apresentado no coração, que aparece ainda na gestação. ''Quanto mais cedo o problema foi detectado, melhor'', alertou a médica.

Uma excelente forma de prevenção, segundo ela, é a realização de um bom pré-natal, que deve incluir uma ultrossonografia morfológica entre o quinto e o sexto mês de gestação e o ecocardiograma fetal. ''E toda criança deve ser submetida ao teste do coraçãozinho. E, nesse contexto, o pediatra tem um papel fundamental'', pontuou.

Serviço

Mais informações sobre a Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações podem ser obtidas pelo (43) 9933-4488

 
 
                  Londrina tem teste do coraçãozinho para todos!!!
 
 
O prefeito Barbosa Neto sancionou a lei que torna obrigatório o Teste do Coraçãozinho em todas as maternidades de Londrina!!!! O Hospital Universitário da Uel, o Hospital Evangélico, o Hospital Araucária, o Hospital Materdei já estão fazend...o o teste como rotina antes da alta. Em menos de 1 mês a maternidade municipal também estará fazendo!!
Nós do Núcleo da AACC Pequenos Coraçoes Aacc de Londrina estamos radiantes com esta conquista!!
Obrigada a todos os envolvidos no projeto e ao nosso poder público que entendeu a importância desta Lei!!!!!
Vanessa Lima Al-Alam Rodrigues, João Nilo Rodrigues, Larissa Mendes e Carla Sandreschi Amaral Neves
Ver mais
— com Carla Sandreschi Amaral Neves e João Nilo Rodrigues.
 

João Nilo Rodrigues
12/06/2012
.
12 de junho também é o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita.
Para marcar a data, o Núcleo Londrina da Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações realiza uma caminhada.
Neste domingo, dia 17, às 10 horas, no Lago Igapó 2.
O engenheiro João Nilo Rodrigues, da Pequenos Corações Londrina, é o convidado ao vivo do programa.
Ele e a esposa Vanessa tiveram um filho com cardiopatia congênita.
Hoje o casal é ativista na causa da defesa e assistência às crianças com cardiopatia e suas famílias.
Entre as conquistas da Pequenos Corações, uma lei municipal que torna obrigatório o teste do coraçãozinho.
O diagnóstico precoce da cardiopatia, porém, implica o sistema de saúde a investir mais em equipamentos e equipes.
Apenas uma equipe em Londrina faz cirurgias cardíacas em crianças.
Ouça, abaixo, a entrevista de João Nilo Rodrigues, fotografado por Juliana Mastelini.
E para saber mais da Pequenos Corações, acesse www.pequenoscoracoes.com