8 de julho de 2012

O Café é do Brasil!

Cristina Maulaz comemora o Dia Nacional do Café com um pouco de história
Flor, delicado aroma de jasmim; fruto, doce como cereja; resultado: semente que quando torrada carameliza-se e a bebida simples se torna sofisticada. O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil e o país era então o maior exportador do mundo!
Foi em terras brasileiras, férteis como a “terra roxa”, que o café mostrou o seu potencial econômico. Durante muito tempo, o “pretinho básico” ficou esquecido, sem prestigio; e sua imagem foi associada a ideias negativas como insônia, gastrite e aumento de pressão arterial. Hoje se sabe que se consumido em quantidades moderadas, o café traz benefícios à saúde.
Uma das paixões dos brasileiros é o café. Somente de 10 anos para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. Além disso, surgiram inúmeras cafeterias, servindo cafés de melhor qualidade, incentivando o consumo da bebida.
Pegando esse expresso, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), em 2005, instituiu 24 de maio como o “Dia Nacional do Café”. A data foi escolhida porque simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras.
Somos o maior produtor e segundo maior consumidor do mundo. Em 2011, o consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros por ano de café consumidos por habitante. O recorde anterior foi em 1965, 4,72 Kg/hab/ano. Comparativamente, o consumo per capita brasileiro é maior que o da Itália, da França e dos Estados Unidos. Os campeões ainda são os países nórdicos como a Finlândia, Noruega e Dinamarca, com um volume de mais ou menos 13 Kg/hab/ano.
A ABIC projeta para 2012 um crescimento de 3,5 % em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de sacas, bem próximo ao dos Estados Unidos, que está entre 21 e 23 milhões de sacas/ano.
O nosso ouro negro, pretinho básico, cafezinho, como quer que seja é vedete neste mês nas cafeterias de todo o Brasil, com novas criações e extrações para delírio dos baristas. Esta comemoração instituída, para nós, “Apaixonados por Café”, não se restringe apenas a este dia e sim a todos os 365 dias do ano.

Bom café!

Nenhum comentário:

Postar um comentário